Investir em imóveis

O mercado imobiliário é um dos principais setores da economia e um termômetro para se medir o desempenho econômico do Brasil. O cenário para o mercado imobiliário em 2018 é de alta, o que é animador comparado ao crescimento tímido do ano passado. Contudo, o ano de 2017 trouxe boas perspectivas de investimento para o setor e mostrou que a crise financeira que atingia o país nos últimos anos ficou para trás, haja visto que o setor imobiliário é um dos últimos a receber os sinais de recuperação da economia devido aos altos investimentos aplicados e com resultados a longo prazo, o que causa uma cautela maior dos investidores.

Segundo a Câmara Brasileira da Construção (CBIC), o volume de imóveis comercializados no país foi 9,4% maior comparado a 2016, com um total de 94.221 imóveis vendidos em 2017, com base em 23 cidades e região metropolitana. Uma das principais razões que afetou o desempenho do mercado imobiliário nos últimos anos foi a força que a inflação atingiu o segmento. Porém, segundo alguns especialistas, as previsões para a economia são animadoras, pois a inflação está passando por um momento de desaceleração, dando mais oportunidades aos novos negócios.

A estimativa para este ano sinaliza uma aceleração do crescimento em relação ao ano passado, quando os lançamentos de novos imóveis subiram 5,2%. Segundo o economista Ricardo Amorim, os principais indicadores para avaliar essa recuperação são: a alta dos próprios indicadores imobiliários, tais como a diminuição dos estoques nas construtoras e o crédito imobiliário mais acessível, a revisão do crescimento do PIB Brasileiro feita pelo FMI que vem impactando positivamente o emprego e renda e a fuga de capitais das aplicações financeiras motivadas pela queda da taxa SELIC para níveis próximos de 7% a.a. em 2018.

A saúde do mercado imobiliário brasileiro foi afetada pela crise financeira dos últimos anos impactando negativamente a confiança do comprador. Contudo, todo esse cenário que agora está se invertendo, acabou por gerar uma onda de oportunidades no segmento para aqueles que buscavam investir em imóveis.

Para encontrar as oportunidades no mercado imobiliário você pode recorrer às pesquisas pela internet ou aos serviços de um bom corretor. Vale ressaltar que a segunda opção pode ser bastante vantajosa para os investidores, pois os profissionais de corretagem estão bastante familiarizados com o mercado onde atuam e conseguem identificar bons negócios com grande facilidade. Ao mesmo tempo, eles mantêm carteiras próprias de imóveis, entre os quais você poderá encontrar boas alternativas de investimento.

Bons negócios!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *